AILTON SAMPAIO

AILTON SAMPAIO DA COSTA
Cargo atual: VEREADOR(A)
Vínculo atual: VEREADOR EM EXERCÍCIO
Desde: 01/01/2021
Nascimento: 27/05/1982
Naturalidade: IPUEIRAS
ailtonsampaioc@gmail.com

LEGISLATURA ATUAL - 2021/2024

Quantidade de 17 matérias, representando 22,08% do total das matérias
Presente em 142 sessões, representando 95,30%

Quantidade de matérias subscritas pelo vereador: 5

Dados atualizados em: 14/03/2024

Últimas matérias vinculadas
Mais matérias vinculadas a este vereador(a)
Informações dos mandatos
Cargo Vinculo Legislatura Período
VEREADOR(A) VEREADOR EM EXERCÍCIO 30ª (TRIGÉSIMA) LEGISLATURA (2021 - 2024) 01/01/2021
Filiação partidária
Período Sigla Partido
01/01/2021 PT PARTIDO DOS TRABALHADORES

Biografia

Ailton Sampaio da Costa tem 38 anos de idade, residente na sede do distrito de Balseiros, no município de Ipueiras/CE, é agricultor, educador popular, professor efetivo da rede pública municipal de Ipueiras, desenvolve atividades na agricultura e na consultoria em associativismo, sindicalismo e Educação do Campo. É graduado com licenciatura plena em História, especialista no ensino de História do Brasil; Gestão Escolar e na Gestão Estratégica das Políticas Públicas. Filho primogênito do casal de agricultores Dona Neusa Sampaio e do Senhor Paulo Sampaio, tem 3 irmãos, Edinho Sampaio, Renan Sampaio e Francisca Sampaio. Ailton é pai de dois filhos: Nathan e Nara. O mesmo tem dedicado mais de 20 anos de sua vida à luta por uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos tenham vida digna. Sua ligação com a política nasceu nos anos dois mil, intensificando-se quando ingressa na luta do Movimento Sindical, sendo eleito diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipueiras (2004 a 2014), onde o mesmo percebeu que as transformações sociais tão almejadas só serão possíveis por meio da participação política dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade.
Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) no dia 21 de fevereiro de 2001, estando atualmente na presidência do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores em Ipueiras. Foi eleito e reeleito para a presidência do PT de Ipueiras (2017/2023) em um processo de reorganização do partido e unificação de todas as forças políticas internas do PT/Ipueiras. Nas duas eleições internas em que saiu vitorioso estabeleceu diálogo e ampliou a participação de todos/as, no âmbito do partido.
É um dos protagonistas do associativismo Ipueirense, vice-presidente da Federação das Entidades Comunitárias do Município de Ipueiras-FECEMIS e membro da diretoria da Associação dos Moradores e Pequenos Produtores Rurais de Balseiros. Em 22 de maio de 2009, fazendo parte de uma ampla articulação: paróquias da área norte (igreja católica), sindicatos de trabalhadores rurais, assentamentos e associações comunitárias, da região, é um dos entusiastas da criação da Associação Escola Família Agrícola de Ipueiras-AEFAI, precursora da Escola Família Agrícolas Padre Eliésio dos Santos.
Ailton acredita que o associativismo pode ser uma ferramenta, ou seja, uma das estratégias que possibilitará melhores condições de vida aos agricultores/as com sucessão rural por meio da permanecia da juventude na região, bem como o desenvolvimento rural sustentável e solidários das famílias camponesas tornando possível o Bem Viver no semiárido.
Está em seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Ipueiras, é líder do Partido dos Trabalhadores-PT, apaixonado pelo semiárido, fervoroso defensor do desenvolvimento endógeno e sustentável, e dedicado a nossa amada Ipueiras.

proposições e matérias (Quantidade)

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito