Comissão rejeita projeto que isenta profissional da saúde de erro cometido em emergências

img
#Saúde 18 DE JUNHO DE 2018
Lucio Bernardo Junior / Câmara dos Deputados
Audiência pública para esclarecimentos sobre o preço de comercialização de medicamentos em farmácias brasileiras. Dep. Mandetta (DEM-MS)
Mandetta: leis brasileiras já adotam o princípio do “risco tolerado”
A Comissão de Seguridade Social e Família rejeitou o Projeto de Lei 2865/15, do deputado Lucio Mosquini (MDB-RO), que livra o profissional de saúde de punições civis e penais quando cometer erro durante intervenção necessária, em caso de emergência não causada pelo profissional. A proposta muda o Código Civil (Lei 10.406/02) e o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40).

O relator da matéria, deputado Mandetta (DEM-MS), considerou bem-intencionada a ideia do autor de dar proteção legal aos médicos e enfermeiros que, em situações de urgência, tomam decisões arriscadas para tentar salvar vidas. Lucio Mosquini argumentou que, nos casos urgentes, o profissional é obrigado a tomar decisões num curto período de tempo e a executar intervenções invasivas e arriscadas que podem gerar punições civis e criminais caso não sejam bem-sucedidas. Segundo o autor, isso poderia levar médicos a não usarem estratégias mais ousadas, deixando de salvar vidas.

Saiba mais...

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/SAUDE/559163-COMISSAO-REJEITA-PROJETO-QUE-ISENTA-PROFISSIONAL-DA-SAUDE-DE-ERRO-COMETIDO-EM-EMERGENCIAS.html

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito