Áurea Carolina quer trazer para a Câmara a experiência de mandato coletivo
#Transparência POR Nilson de Oliveira22 DE OUTUBRO DE 2018
Em seu primeiro mandato como deputada federal, Áurea Carolina (Psol-MG) afirma que vai trazer para a Câmara uma experiência que vem sendo realizada na Câmara Municipal de Belo Horizonte: o mandato coletivo.
Mídia Ninja
Áurea Carolina Psol deputada federal Minas Gerais
Áurea Carolina (Psol-MG)
Áurea Carolina diz que, dessa forma, mais pessoas podem opinar e participar do processo de decisões, contemplando partes de sociedade que historicamente estão distanciadas do poder. Segundo ela, o mandato busca questionar o atual sistema político para torná-lo mais inclusivo.
"A gente se propõe a compartilhar o poder em vez de ter uma representante eleita que supostamente tem um poder hierárquico sobre o mandato. Aqui, a gente faz um processo decisório compartilhado, em que as pessoas que têm funções diversificadas no mandato participam ativamente", explica.
Transparência e identificação
Para o cientista político Gabriel Elias, os mandatos coletivos são uma tentativa de dar mais representatividade para partes da população, mas eles só vão valer se forem realizados de forma transparente para que o eleitor possa se identificar com todos os seus representantes.
O Portal do(a) Câmara Municipal de Ipueiras utiliza cookies para melhorar a sua experiência,
de acordo com a nossa Política de Privacidade,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.