Projeto fixa distância mínima entre indústrias que emitam gases tóxicos e unidades de conservação da natureza

#MeioAmbiente POR Nilson de Oliveira 22 DE AGOSTO DE 2018
Will Shutter/Câmara dos Deputados
Mesa redonda para debater o PL 6.268/16, que estabelece um novo marco legal para o manejo da fauna nacional. Dep. Nilto Tatto (PT - SP)
Tatto: É necessário impor limites geográficos na implantação de plantas industriais em áreas críticas e saturadas de poluição e no entorno de unidades de conservação da natureza
Os empreendimentos industriais cujas as plantas de produção emitam os gases Óxido de Nitrogênio (NOx) e Óxido de Enxofre (SO2 e SO3), independentemente de sua concentração, poderão ter de obedecer a distância mínima de 150 quilômetros de Unidades de Conservação da Natureza, de terras indígenas e quilombolas.

É o que prevê o Projeto de Lei 8631/17, do deputado Nilto Tatto (PT-SP), que tramita na Câmara dos Deputados.

“Os impactos ambientais negativos referentes às emissões de SO2 podem ser observados na água de um lago, podendo matar uma grande variedade de peixes, plantas e insetos, além de matar animais e aves que vivem no seu entorno e se alimentam no lago”, justifica o deputado.