Bancadas suprapartidárias defendem diversos segmentos sociais no Congresso

#Transparência POR Nilson de Oliveira 21 DE AGOSTO DE 2018
Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Café da manhã da Bancada Feminina para comemorar o mês da mulher
A bancada feminina é uma das mais atuantes e reúne cerca de 50 deputadas
Interesses comuns em determinados assuntos levam parlamentares de partidos diversos a atuarem conjuntamente, como uma bancada organizada, na Câmara dos Deputados.

Atualmente, são bastante atuantes no Congresso as bancadas do agronegócio, feminina, evangélica, da segurança pública, dos direitos humanos, da saúde, da educação, sindical, entre outros.

Bancada ruralista
O diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antonio Augusto Queiroz, cita como exemplo a bancada ruralista. “Eles têm um padrão de atuação, que é uma coisa impressionante. Eles têm a figura do coordenador, que é o responsável por fazer a articulação intrabancada. Tem a figura do agitador, que é o sujeito que vai para o Plenário, vai para a imprensa verbalizar as propostas da frente. E tem a figura do negociador. É um padrão inteligente, articulado, o que faz com que a bancada se torne uma das mais eficazes do Parlamento", afirma o analista político.