Deputados comentam decisões divergentes sobre prisão de Lula

#Transparência 10 DE JULHO DE 2018
A primeira sessão plenária da semana foi dominada por debates sobre as decisões divergentes da Justiça Federal sobre a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No domingo, o desembargador de plantão Rogério Favreto decidiu aceitar um pedido da defesa e libertar o ex-presidente para que participasse de atos de pré-campanha eleitoral, mas a decisão foi cassada pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores, logo depois.

Lúcio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados
Homenagem ao Dia Nacional da Defensoria Pública. Dep. Wadih Damous (PT - RJ)
Wadih Damous reclamou que "anarquia" tomou conta do Judiciário
O vaivém do Judiciário foi tema dos pronunciamentos dos deputados. Petistas saíram em defesa de Lula, a quem chamaram de “preso político”.

“O ocorrido nesse último final de semana não deixa qualquer tipo de dúvida de que o nosso ex-presidente está em Curitiba na condição de preso político. O objetivo é evitar, a qualquer custo, a participação dele nas eleições para a presidência deste ano”, disse o deputado Marcon (PT-RS).

Autor do pedido de soltura de Lula, o deputado Wadih Damous (PT-RJ) disse que as decisões contraditórias tomadas em questões de horas demonstram a “anarquia” que tomou conta do Judiciário. “Aqueles que entendem que o desembargador de plantão decidiu incorretamente devem buscar os meios previstos no ordenamento jurídico para revogar a decisão. Mas simplesmente não cumprir é inaceitável”, criticou.