Comissão vota relatório que modifica regras da Política Nacional de Irrigação
#Agricultura 29 DE MAIO DE 2018
A comissão mista que analisa a medida provisória que altera regras para agricultor irrigante (MP 824/18) pode votar hoje o parecer do relator, senador Eduardo Amorim (PSDB-SE).
A MP altera a Política Nacional de Irrigação (Lei 12.787/13) para impedir que o agricultor perca a propriedade da área individual destinada a ele em projetos públicos de irrigação no caso de desrespeito às obrigações previstas em lei.
Pedro Ventura/Agência Brasília
Agropecuária - plantações - irrigação recursos hídricos água solo aspersão
Objetivo da medida, diz o governo, é estimular novos projetos de irrigação
Pelo texto, o poder público não poderá retomar a área caso o imóvel esteja hipotecado a banco oficial responsável por financiar o agricultor irrigante no projeto público de irrigação. Neste caso, a retomada ficará a cargo da instituição financeira, a quem caberá comunicar o poder público da existência do crédito hipotecário.
Regras
Atualmente, a Política Nacional de Irrigação estabelece que os projetos públicos de irrigação podem prever a transferência de propriedade ou a cessão de áreas de uso individual, de infraestruturas de uso comum e de apoio à produção a agricultores irrigantes. Ao ingressar em um lote do projeto, o irrigante dispõe de praticamente toda a infraestrutura de irrigação de uso comum para praticar a irrigação.
O Portal do(a) Câmara Municipal de Ipueiras utiliza cookies para melhorar a sua experiência,
de acordo com a nossa Política de Privacidade,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.