Proposta susta relação de técnicas de melhoramento com uso de condutores genéticos
#Tecnologia 03 DE MAIO DE 2018
Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Comissão Geral sobre as mudanças climáticas e as metas estabelecidas no Acordo de Paris. Dep. Nilto Tatto (PT - SP)
Tatto: A resolução macula os princípios fundamentais da administração pública, em especial os da legalidade, da supremacia do interesse público, da impessoalidade e o da moralidade administrativa
Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 889/18, dos deputados petistas Nilto Tatto (SP) e Patrus Ananias (MG), que susta relação de técnicas de melhoramento genético para gerar produtos com uso de condutores genéticos.
Os condutores são mecanismos que conferem vantagens a determinados genes, para que eles se propaguem em meio a populações de seres vivos com mais facilidade. Esses sistemas foram pensados para controlar pragas resistentes a pesticidas.
As chamadas Técnicas Inovadoras de Melhoramento de Precisão (TIMP), previstas na Resolução 16/18 da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), buscam usar os condutores genéticos para melhoramento genético com custo reduzido em relação aos produtos transgênicos, por exemplo. A técnica de edição genética chamada Crispr/Cas9 é mais simples, barata e eficiente que as usadas anteriormente. De forma simplificada, o Crispr/Cas9 corta o código genético e insere, no espaço aberto, genes de interesse dos cientistas. O sistema é composto por um RNA (uma molécula complementar ao DNA) e uma enzima.
O Portal do(a) Câmara Municipal de Ipueiras utiliza cookies para melhorar a sua experiência,
de acordo com a nossa Política de Privacidade,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.