Sem acordo sobre financiamento e sistema eleitoral, Plenário não vota reforma política

img
#ipueiras 14 DE SETEMBRO DE 2017
Terminou sem decisão a sessão desta quarta-feira (13) do Plenário da Câmara dos Deputados que discutiu a proposta de emenda à Constituição que altera o sistema de eleição de deputados e vereadores e cria um fundo público para custear as campanhas eleitorais (PEC 77/03). Esse adiamento compromete o calendário para a votação de mudanças eleitorais que possam ser aplicadas em 2018, já que as novas regras precisam estar em vigor um ano antes do pleito.

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Ordem do dia para discussão e votação de diversos projetos
Ao longo das mais de seis horas de sessão, deputados tentaram vários acordos, mas não superaram o impasse
Além dessa proposta, a Câmara discute normas para coligações (PEC 282/16) e um anteprojeto de lei sobre eleições e partidos, aprovado em comissão especial.

O texto discutido hoje em Plenário por mais de seis horas colocou em lados opostos partidos médios e pequenos e grandes legendas. A sessão acabou encerrada no início da madrugada sem quórum.

Partidos médios e pequenos lutaram contra um acordo feito entre PP, PDT, PMDB, PT e PSDB em torno de emendas aglutinativas para criar uma espécie de “distritão misto” na eleição de deputados em 2018. Nesse modelo, venceriam os mais votados, sendo admitido o voto no partido, a ser redistribuído de acordo com regulamentação futura.

Saiba mais...

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/POLITICA/542801-SEM-ACORDO-SOBRE-FINANCIAMENTO-E-SISTEMA-ELEITORAL,-PLENARIO-NAO-VOTA-REFORMA-POLITICA.html

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito