Informes

Deputados pedem respeito a direitos de indígenas e apoio à Funai

Em sessão solene do Plenário que homenageou, nesta quarta-feira (19) o Dia do Índio e os 50 anos da Fundação Nacional do Índio (Funai), deputados pediram mais respeito aos direitos dessa população e apoio à entidade para que possa exercer suas atividades de garantir o cumprimento desses direitos.

A sessão foi requerida pelos deputados Arnaldo Jordy (PPS-PA), Valtenir Pereira (PMDB-MT), Poberto de Lucena (PV-SP) e Marco Feliciano (PSC-SP).

Arnaldo Jordy disse que, embora haja muitos êxitos para serem comemorados na trajetória de luta pelos direitos e preservações dos costumes indígenas, há, também, muitos desafios que precisam ser vencidos.

“Quando os portugueses chegaram ao Brasil, havia cinco milhões de indígenas; hoje esse número não passa de 900 mil. Ou seja, houve um extermínio desse povo. São mais de 500 mil índios mortos por século desde o ano de 1500. E mesmo assim, há dificuldade em reconhecer os direitos daqueles que sobreviveram a esse extermínio”, criticou.

Valtenir Pereira destacou que a posse e o usufruto da terra são condições necessárias para a existência desses povos. "É muito grande a dívida histórica que temos em relação aos índios, que hoje sofrem expulsão das terras, exploração sexual, trabalho análogo ao de escravo, mendicância e êxodo desordenado". Nesse contexto, segundo o deputado, está a importância da Funai, que enfrenta um quadro de falta de recursos e de funcionários.

Saiba mais....

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/POLITICA/530196-DEPUTADOS-PEDEM-RESPEITO-A-DIREITOS-DE-INDIGENAS-E-APOIO-A-FUNAI.html

 

Deixe seu comentário

Câmara Municipal de Ipueiras

Localização

Rua Cel. Manoel Mourão, S/N
Centro Ipueira - 62.230--00
Ipueiras - CE
camara@camaipueiras.ce.gov.br